Tudo o que você precisa saber antes de vender a sua empresa
Pode parecer uma situação estranha, mas, na verdade, a venda de empresas é algo bastante comum no mercado. Porém, isso não significa que o motivo dessa ação seja por causa de problemas críticos com os negócios.
Há muitos motivos que levam um empresário a querer passar a organização para frente. Mas isso se deve principalmente à questão de estratégia de sobrevivência. É necessário que isso seja feito com cautela, uma vez que essa é uma decisão delicada.
Por motivos de crise ou não, é necessário que o responsável saiba tudo o que precisa antes de vender a sua empresa, com o objetivo de realizar um bom acordo e estar preparado para futuros imprevistos.
Quando não há uma grande pressão para concretizar a venda, é preciso saber a hora certa para fazê-la, e isso não é uma tarefa tão simples. É preciso estar sempre atento à situação da economia e de outros setores que também podem ter sido afetados pela crise recente e, também, pela pandemia.
Mas mesmo que haja tantos fatores que podem dificultar essa negociação, a venda de uma empresa, sem dúvida, é uma grande oportunidade e permite trazer muitos benefícios quando planejada da maneira correta.
O que leva uma pessoa a vender uma empresa?
Como dito atormente, várias situações diferentes podem levar um empresário a decidir vender sua empresa, seja por motivos de crise ou não. Entre eles, podemos citar:
- A gestão de uma empresa passa principalmente pelo fundador, mas também por outros membros que fazem parte da rotina dos negócios, como parceiros, sócios ou demais responsáveis pela administração. Como hoje em dia, na grande maioria das situações, o cargo mais importante não passa mais de um familiar para o outro, fica mais difícil escolher quem será o sucessor. E, se junto a essa dúvida, houver outros conflitos, a melhor situação acaba sendo a venda;
- A aposentadoria faz com que muitas pessoas não pensem em trabalhar com mais nada depois de tantos anos de profissão. Isso também pode acontecer com quem é dono de empresa. Em busca de uma vida mais sossegada, ele resolve passar seus negócios para outra pessoa;
- A falta de sucessão também pode ser uma das causas. Quando algum filho ou outro parente não está interessado em seguir com os negócios da família, o dono acaba realizando a venda da empresa.
O que saber antes de vender a empresa
Alguns passos são importantes de serem analisados para conseguir realizar uma boa venda.
- Esperar o melhor momento para vendê-la. É importante fazer um bom planejamento para sair do negócio. Quando menos precipitada for a ação, menos risco de obter algum prejuízo;
- Procurar saber bem o valor da empresa. É necessário pensar em tudo o que engloba o negócio para vender a um preço justo. Isso inclui os lucros, o serviço, o capital de giro, os clientes, os estoques, os ativos, entre outros;
- Ficar atento aos efeitos tributários que essa venda pode causar. Eles poderão ter impacto direto sobre o ganho de capital do sócio e em um novo regime tributário para a nova sociedade;
- Ser o mais transparente possível no envio de informações da venda para o comprador, uma vez que este pode solicitar um processo de auditoria a fim de confirmar as informações disponibilizadas pelo dono;
- Procurar obter os melhores resultados possíveis com a empresa, já que isso pode aumentar o poder de barganha na hora da negociação da venda. O sucesso dos negócios faz com que ela se torne mais atrativa perante o mercado.
Se você possui um negócio e deseja saber tudo sobre direito empresarial, conheça os serviços da Costa & Poit e encaminhe suas dúvidas para nós!
Leave A Comment