A
importância da advocacia preventiva para a perenidade das empresas
Quando pensamos na gestão de uma empresa, certamente um dos elementos que passa pelos planos é ter um bom serviço jurídico ao seu dispor. Afinal, determinadas demandas e questões podem acabar causando discórdia e, desta forma, ter o auxílio de quem conhece regulamentos, leis e como agir para proteger os direitos da instituição é fundamental. Mas algo que, por vezes, passa despercebido, é a questão da prevenção neste sentido.
Por isso, o conceito de advocacia preventiva é tão importante. Trata-se da ideia de utilizar o auxílio de escritórios especializados para uma série de funções já no momento de concepção de ideias, antecipando quaisquer riscos de erros, nos mais diversos setores.
Por que a advocacia preventiva é tão importante? Isso é o que mostraremos a seguir, falando sobre este tema e mostrando sua relevância para que a empresa tenha perenidade e capacidade de seguir todos os padrões necessários.
Por que a advocacia preventiva é tão importante
Primeiro de tudo, não dá para não falar na capacidade de produzir contratos, seja com clientes, funcionários, parceiros, de maneira mais segura e benéfica para o negócio. Ter especialistas para analisarem os termos e indicarem pontos a melhorar e como redigir o melhor documento é essencial.
Inclusive, financeiramente vale muito mais a pena do que assinar termos confusos, que levem à necessidade de acionar os advogados posteriormente, para resolver processos judiciais baseados nestes contratos.
Consequentemente, contar com uma assessoria jurídica preventiva também diminui o risco de ações trabalhistas futuras, por parte de funcionários insatisfeitos. E, obviamente, quanto menos pendências, menos multas e custos de processos. Assim, o orçamento da empresa também é preservado e a perenidade dela se torna muito maior, com possibilidade de investimentos em melhorias técnicas, entregando serviços melhores aos clientes.
Na questão tributária, também vale esta lógica. Não é fácil entender todas as regras, inclusive por conta de reformas que acontecem, novas orientações do governo etc. Com uma advocacia preventiva, este processo é feito de maneira mais segura e correta.
Isso evita erros em declarações, impede até mesmo pagamentos feitos de maneira indevida, por pura falta de conhecimento e experiência no tema. Logo, assim como no tópico anterior, a capacidade financeira do negócio é preservada e, claro, sua perenidade também.
De maneira geral, em todos os setores será possível contar com consultoria, com dicas que melhorem a gestão e que impeçam erros que possam acabar gerando problemas futuros. Tudo isso, na prática, também faz a empresa ser mais reconhecida em seu mercado.
Isso sem falar que, quando a empresa mantém relacionamento permanente com um time jurídico, possibilita o empresário a manter o seu foco 100% no seu core business, aumentando assim, sua produtividade.
Ou seja, com a ajuda da advocacia preventiva, o negócio ganha elementos para se vender, em termos de gestão, como algo moderno e conectado às demandas. Isso traz melhores possibilidades, também, para o marketing do negócio e como argumento para convencer clientes e parceiros.
Portanto, fica claro como a advocacia preventiva é fundamental, evitando gastos desnecessários, garantindo uma imagem melhor e aumentando toda a segurança do empreendimento. Boa gestão leva à perenidade e à manutenção do alto nível do serviço oferecido, seja qual for.
Tire suas dúvidas
Gostou deste conteúdo? Ficamos à disposição para tirar todas as dúvidas que você ainda tenha sobre o tema. Fale conosco e mande suas perguntas, ficaremos felizes em responder para que seu conhecimento sobre o assunto se amplie ainda mais.
Leave A Comment